Festival de Música de Londrina

Festival de Música de Londrina tem abertura oficial nesta segunda

Música de qualidade e uma surpresa no final do espetáculo. É o que o público do 36º Festival Internacional de Música de Londrina vai encontrar durante a abertura oficial do evento, nesta segunda-feira (11), na Catedral Metropolitana de Londrina. O concerto de abertura com sessão solene começa às 20h30. Os ingressos para o concerto custam R$20,00 inteira e R$10,00 a meia entrada. O FIML tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

concerto encerramento.
concerto encerramento.

 A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) vai se unir a jovens músicos de projetos sociais educativos que participarão do Festival, num total de 60 pessoas. E um coro com 120 vozes, formado por coros londrinenses e convidados, abrilhantará a noite, que reserva muitas surpresas para quem prestigiar o evento até o final.

O diretor artístico do Festival, Marco Antonio de Almeida, promete um espetáculo surpreendente para todos os gostos, idades e estilos musicais. “A mistura de integrantes da OSUEL e de músicos que participam de projetos sociais, contempla a preocupação com a parte social do evento”, explicou Almeida. O concerto será regido pelo Maestro Alessandro Sangiorgi, italiano, diplomado pelo Conservatório de Milão.

O programa traz como primeira obra “Encantamento”, de Camargo Guarnieri. A peça curta, de 1941, foi escrita originalmente para violino e piano. É composta de um único movimento, alterna partes contrastantes, com melodia melancólica e vibrante. O ponto alto da noite é o Concerto
“Tríplice” de Ludwig Van Beethoven (Concerto para Violino, Violoncelo e Piano – Op. 56).Depois da execução de Camargo Guarnieri e Beethoven, após o intervalo, o público será brindado com a apresentação de trechos musicais, como os duetos do “Suíte do Fantasma da Ópera” e “All I ask of you” do Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber; “I could have danced all night” de My fair lady- de Frederick Loewe ; “Coro de zingarelle, Coro di mattatori spagnouli”, da Traviata de Giuseppe Verdi e o final do ato 2, da opereta “O Morcego”, de J. Strauss.

Programação

 A Orquestra de Câmara Solidariedade Sempre irá abrir a programação artística do 36º Festival Internacional de Música de Londrina de segunda-feira (11), com concerto no Teatro Zaqueu de Melo (Avenida Rio de Janeiro, 413), às 18h15. A entrada é gratuita. Sob a regência de Flávio Collins, a orquestra, formada por 34 jovens com idade de 12 a 16 anos, apresentará obras de Claude Debussy (“Petite Suite”) e de Pixinguinha (“Rosa”).

Historia

Fundada em 2009 através da iniciativa do Grupo Hayapek, a Orquestra de Câmara tem como objetivo principal o desenvolvimento da cultura musical por meio do aprendizado de estruturas da teoria musical, técnicas instrumentais e da apreciação de repertórios visando, além da inclusão social e da valorização do jovem, a formação de musicistas de orquestra.

Palestras – Fazendo parte do Ciclo de palestras e lançamentos da 36ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina, na segunda-feira (11) será realizada uma conferência que abordará “A saúde do músico”, “A contribuição da Educação” e a “Somática na Saúde do
Músico”, no Centro Cultural Sesi/AML, às 17 horas. A entrada será gratuita, e o Centro Cultural fica localizado na rua Maestro Egídio do Amaral, 130, Praça 1º de Maio.

O encontro será ministrado pela fisioterapeuta Débora Beckner e tem como proposta debater o surgimento de queixas musculoesqueléticas nos profissionais de música, as condições físicas da prática musical e o instrumento em si.

Devido às extensas horas diárias de estudos e apresentações, os músicos são submetidos a uma exigência que causa grande sobrecarga física. A profissão requer ampla diferenciação e produtividade de capacidades psicológica e física, e exigência afeta diretamente a qualidade da
performance e a má postura durante a prática musical.

Além destes fatores, problemas auditivos, visuais e do complexo orofacial podem estar presentes e associados a distúrbios psicológicos, neurológicos, dermatológicos e reumatológicos.
Desta forma é alarmante a frequência de problemas de saúde decorrentes da atividade profissional entre os músicos.

36º Festival Internacional de Música de Londrina
36º Festival Internacional de Música de Londrina

O 36º Festival Internacional de Música de Londrina é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Associação de Amigos do FIML.





Veja mais: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-5–18-20160708

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *