Suco de Maracujá Dá Sono Mesmo?

Suco de Maracujá?

 

Quando você toma um suco natural de maracujá, você pensa nos efeitos que a bebida pode causar no seu organismo? Por exemplo, será que o suco de maracujá dá sono mesmo? Quem nunca ouviu falar ou leu em algum lugar isso?

Suco de Maracuja

Suco de Maracujá

 

De acordo com o que informou o Organic Facts, o maracujá conta com a presença de alcaloides do tipo harmana em sua composição. Esses compostos possuem ação sedativa e já foram associados à diminuição de problemas como insônia, inquietude e ansiedade nervosa.

Todos esses problemas podem prejudicar o sono e impedir que a pessoa tenha uma boa noite de descanso. Por conta disso, existe a indicação de consumir um pouco de maracujá antes de dormir para quem sofre com esses tipos de problema.

Entretanto, isso não é suficiente para afirmar que o suco de maracujá dá sono, pois as substâncias tranquilizantes do alimento são encontradas em grande quantidade nas folhas e nos galhos da árvore do maracujá.

Tanto que existem medicamentos naturais para acalmar que são produzidos à base das folhas e dos galhos do maracujá.

No entanto, a polpa que é utilizada na preparação da bebida carrega quantidades pequenas desses componentes.

Portanto, não podemos garantir que o suco de maracujá dá sono, ainda que ele possa trazer uma sensação relaxante a quem o consome.

São as folhas do maracujá que são utilizadas para gerar uma ação sedativa, sendo que a propriedade é comprovada cientificamente.

Além disso, a planta do maracujá não induz ao sono em si ou causa sonolência – o que acontece é que ela diminui a ansiedade. Para obter um efeito calmante, recomenda-se preparar um chá com folhas de maracujá de boa procedência.

Benefícios do maracujá

Agora chegou a hora de conhecermos outros benefícios, além do efeito

Maracuja

Maracujá

calmante, que já foram atribuídos à fruta. Confira na lista a seguir:

– Fonte de nutrientes

Vale a pena incluir o maracujá na alimentação graças ao fato dele ser fonte de diversos nutrientes importantes para o funcionamento do organismo.

A lista inclui:

fibras, proteínas, carboidratos, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, zinco, ferro, potássio, vitamina A, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina C.

– Possui ação antioxidante

O alimento é fonte de antioxidantes que, por sua vez, protegem o organismo contra a ação dos chamados radicais livres, que podem danificar as células quando encontrados em grande número e são conhecidos por causarem doenças como o câncer, além de promoverem o envelhecimento precoce.

O maracujá fornece boas doses de substâncias antioxidantes como vitamina C, polifenóis e betacaroteno.

Enquanto a vitamina C é importante para a saúde do sistema imunológico e para ter um envelhecimento saudável, o betacaroteno é convertido em vitamina A no organismo, um nutriente fundamental para a preservação da visão.

Já os polifenóis, além de seus efeitos antioxidantes, também carregam uma ação anti-inflamatória, ajudando assim a proteger o organismo contra inflamações crônicas.

– Saúde digestiva 

Graças ao fato de também servir como fonte de fibras, o maracujá beneficia a saúde do sistema digestivo. Isso porque o nutriente facilita uma digestão saudável no organismo e favorece a regulação dos movimentos intestinais.

As fibras solúveis são encontradas tanto na polpa quanto na casca do alimento e ainda ajudam a combater a constipação, também conhecida como prisão de ventre.

– Saúde do coração 

Quando um indivíduo consome uma porção de maracujá, ele fornece ao seu organismo uma quantidade equivalente a ¼ de sua necessidade diária de potássio. Uma das funções do mineral é relaxar a tensão dos vasos sanguíneos e promover o aumento do fluxo sanguíneo.

O resultado disso é a diminuição da pressão e uma melhoria da saúde cardiovascular, de maneira geral.

– Melhoria da circulação do sangue 

O alimento também oferece o ferro e o cobre, dois nutrientes que são componentes fundamentais na produção dos glóbulos vermelhos.

O aumento da contagem dos glóbulos vermelhos, acompanhado da dilatação dos vasos sanguíneos, que é ação do potássio, permite que o sangue saudável e oxigenado possa fluir livremente para as áreas do corpo em que é necessário. 




Receita de suco de maracujá

Ingredientes: 

  • 1/3 de xícara de chá de maracujá em polpa;
  • 200 ml de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador; Bater bem e servir com gelo, se assim desejar.

 

Fonte: mundoboaforma.com.br

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